Velhinho mas sempre na Moda, o Jeans!

sábado, maio 21, 2011

Hoje uma amiga muito querida veio comentar: Rê, hoje é aniversário de 138 anos do Jeans! E para exercitar a veia jornalística fui atrás da história dessa peça atemporal que está presente em 10 de 10 guarda-roupas.

História
Por volta do ano de 1850, auge da corrida do ouro e conquista do oeste americano, vários mercadores aproveitavam o trabalho nas minas e de exploração, como ferramentas, mantimentos, roupas e lonas.

Entretanto, o mercado para este tipo de produto estava extremamente saturado, pela oferta de lonas por praticamente todos os mercadores.

Com um grande estoque de lonas e sem conseguir mercado para as mesmas, Levi Strauss passou a procurar outra aplicação para o produto. Ele observou que devido a grande exigência física no trabalho das minas, os mineradores tinham que substituir frequentemente as roupas utilizadas, o que levava-os a um grande gasto.

A fim de realizar uma experiência, Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com a lona que possuía, disponibilizou-as aos mineradores e o sucesso foi imediato. Devido a alta resistência das peças, as mesmas não se estragavam com facilidade e proporcionavam uma durabilidade muito maior.

Estava criado o jeanswear, o estilo reforçado de confecção, o qual foi originalmente destinado a roupas de trabalho.

A partir de então, cada vez mais os trabalhadores utilizavam o jeans para exercer suas tarefas mais árduas e de exigência física. Entretanto, o jeans só passou a ser utilizado no dia-a-dia, já no século XX. E nunca mais saiu do guarda-roupa não é mesmo?

Fonte da história do Jeans:  www.santistatextil.com.br


Mas, como sou publicitária rs... não posso me esquecer de uma das propagandas mais polêmicas do Jeans que trazia a jovem Brooke Shields (na época com uns 16 anos) usando um Jeans Calvin Klein e dizendo: Não há nada entre meu Calvin e Eu!

Todo mundo tem seu modelo favorito, o seu coringa e por isso não podemos deixar passar em branco!




Beijos,
Rê Jardim

Você também pode gostar desses!

4 comentários

  1. Amei o post extra amiga! Tô com saudades dos nossos posts jornalísticos...rsrs
    bjão

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!!! Conhecimento fashion extra nunca é demais!

    beijos

    Julie

    ResponderExcluir
  3. Amo jeans de qualquer jeito. É sempre uma peça coringa1 Fica bem com tudo.

    bjinhos

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images