Vamos pro Brechó?

quinta-feira, outubro 13, 2016



Há algum tempo os preços das lojas começaram a me incomodar. As cifras pularam da casa dos dois dígitos para três dígitos. Achar uma blusinha que fosse tendência por menos de R$ 99,00 parecia uma missão impossível. Dessa forma ficava retida às araras de promoção. E, ao arriscar, em algumas peças de fast fashion tinha a terrível decepção de ver elas se deteriorando entre uma lavada e outra. Já perdi uma saia de uma coleção de parceria internacional com uma marca de fast fashion após ela desbotar completamente na primeira lavada. Bom, o nosso suado dinheirinho não é para isso, não é mesmo?

Conforme fui conhecendo mais o meu estilo e gosto pessoal identifiquei que não precisava de marcas para definir minha identidade, precisava de peças que fossem confortáveis e transmitissem a mensagem e imagem que eu desejava. Por isso, comecei a garimpar e muito!

Até que por um acaso do destino acabei nas araras de um brechó. Segundo a tia Wikipédia, brechó é:

"Um brechó é uma loja de artigos usados, principalmente roupas, calçados, louças, objetos de arte, bijuterias e objetos de uso doméstico. Geralmente atraem um público mais alternativo, artistas em geral e pessoas de baixa renda e/ou desempregados, bem como aqueles à procura de artigos originais e únicos. Alguns funcionam também por consignação (onde os donos dos objetos deixam os artigos no brechó e recebem uma parte na venda) e/ou por escambo (na base de trocas)."
 Sabe a primeira coisa que veio na minha cabeça quando pensei em brechó?



Brincadeiras, a parte, a necessidade de consumir com qualidade e por menos está cada vez mais batendo na cabeça. Por isso, descobrir o brechó foi algo interessante pra minha vida. A minha primeira experiência com uma loja de brechó foi desmitificadora.

Expectativa: lugar com coisas velhas, peças meio fora de moda, cheiro de armário da vovó
Realidade: peças organizadas, várias roupas novas com etiquetas ainda, tendências e muitos itens baratinhos.

Tive a oportunidade de conhecer o trabalho e a curadoria das meninas do Brechó 1,2,3 Outra Vez. Obrigada à Rosana e à Lucy por sempre me receberem muito bem! As peças são distribuídas entre femininas, masculinas, infantis e brinquedos. A loja não tem cara de coisa antiga. Parece uma loja de roupas atual e tem muuuuita coisa! Essa visita me inspirou a escrever as vantagens sobre ir à brechós:

______________________________________________________


Vantagens de comprar em brechó:


  1. Os preços! Segure a carteira pois os brechós costumam ter preços bem amigos. Por isso a quantidade de peças que acabamos levando pode ser maior do que a habitual
  2. Garimpar! Os brechós raramente tem mais de uma peça de uma roupa, sapato ou acessório. Por isso, o seu achadinho é quase uma exclusividade. É tipo uma caça ao tesouro fashion.
  3. Qualidade percebida! As peças que estão nos brechós já tiveram donos que cuidaram bem delas e garantiram que fossem bem cuidadas para que pudessem ser passadas a diante. Por isso é mais difícil uma peça de brechó ter uma duração curta ou se desfazer na primeira lavagem.
  4. Consciência de compra! Você não está contribuindo para a exploração de mão-de-obra barata para uma grande varejista, você não está contribuindo para poluição do nosso planeta, você está fazendo uma reciclagem fashion. No final, você está ajudando a economia a circular.
  5. Recuperando velhos hábitos! Quando eu era criança (não tem tanto tempo assim), era hábito usar roupas de primas mais velhas que passavam entre os membros da família. Depois de alguns anos, criou-se uma consciência de hiper-consumo e o velho e usado se tornou sinônimo de ruim. Por isso, é bom recuperar esse lado história das roupas, saber que cada roupa já teve um momento, que carrega consigo uma memoria.


______________________________________________________

Convido vocês a viverem um pouco da minha experiência lá no Brechó 1, 2, 3 Outra Vez no Shopping Downtown! 



Muuuuito sapato!

Momentos Renata modelo para Brechó 1,2,3 Outra Vez:


Muito amor por esse look!

O Brechó fica na Av. das Américas, 500 - Bloco 16 loja 102 no Shopping Downtown.
Procurem pela Lucy e Rosana (sócias) e para fazer achadinhos contem com a ajuda da Lena (vendedora especialista em achados!).

Bjs,
Rê Jardim

Você também pode gostar desses!

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images