Blogs de Moda - Semana especial Workshop - PARTE 4

quinta-feira, outubro 21, 2010


A quarta palestra do Workshop Modos da Moda foi sobre Blogs de Moda ministrada por Nuta Vasconcellos, coordenadora de Conteúdo do site Girls With Style.

O GWSmag surgiu em 2006 como uma comunidade no Orkut e nela havia-se a necessidade de interação, trocar exeperiências, dicas e fofocar. Com o tempo, laços foram criados dentro e fora da comunidade. A transição para o site foi reflexo da quantidade de informações e potencial da equipe, formada atualmente por 10 meninas - entre a equipe fixa e as colaboradoras - super competentes e que buscam, cada uma a seu modo (porém interligadas), manter o mesmo espírito empolgante que incentivou a criação desse espaço.

Rotina blogueira - O começo

Em sua apresentação, Nuta abordou de forma descontraída a facilidade, de uns tempos pra cá, de se possuir um blog. Ferramentas como o Blogspot, Wordpress ajudam muito. Basta seguir o passo a passo e em alguns minutos você pode ter um blog pra chamar de seu.

Com a facilidade vem a quantidade. O número de pessoas querendo escrever algo aumentou consideravelmente em um ritmo ascendente nos últimos meses. E a preocupação agora gira em torno do que escrever, para quem, como e quando.

A palestrante deu algumas dicas: Primeiro, você precisa saber qual é o tema geral (o foco principal) do seu blog: música, esmalte, fotografia, roupas, culinária, por exemplo. Em seguida, pensar numa forma exclusiva de comunicação e estilo de escrita. É comum o blog possuir "a cara" do dono e é isso que faz que os leitores se idenfiquem e criem uma fidelidade. O jeito que você escreve facilita o contato e a associação blogueiro como uma pessoa mais próxima de quem está sentado em frente à tela do computador. O escritor pode prover um feitio sisudo, colocando em evidência o seu apreço à linguagem culta, ou levar ao extremo e usar a abreviações pq, tipo, nem tda a galera q passa por aki tem tempo e vc precisa ser rápido c/ as infos, ok? Por fim, a criação de um bom layout (e mais uma vez, que tenha "a cara" do blog) garante os primeiros passos.

Crei meu blog e quero fazê-lo "bombar"! O que é que eu escrevo?

Não há receita sobre o que escrever em posts. Tudo vai depender do seu gosto, da afinidade com o tema. Um blog, em primeiro lugar é uma ferramenta que permite você compartilhar a sua opinião sobre os assuntos que você quiser discutir. Isso não quer dizer que todos que lêem um determinado post concordam com o foi dito. Logo, o mínino que se deve saber é até onde vai o respeito com os leitores e a sua tolerância quanto aos comentários críticos ou negativos.

Na verdade, o que é aconselhado é cuidar bem da manutenção do seu blog com: 1) Pesquisa: possuir um olhar diferenciado, trabalhar a observação. Ter sensibilidade para descobrir algo novo ou "trabalhar" em cima de um assunto. Hoje em dia é facil você encontrar vários blogs falando de um mesmo tema. A qualidade da informação será o diferencial e o que mais vemos por aí são blogueiras (e blogueiros) sem nenhum preparo. Não é preciso fazer um curso, mas criatividade e estilo literário ajudam muito. Outro ponto a destacar é possuir pauta do dia a dia. Para construir um blog é necessário dedicação, (leia-se ter um tempinho para ele). Nas palavras da Nuta: a necessidade gera conteúdo.

2) Frequência: Quando você inicia um blog e começa a divulgá-lo, é normal que as pessoas esperem que você apresente novidades. Se você demora muito no intervalo de postagens, talvez aquele aspirante a leitor não volte mais a visitá-lo. Tente criar rotinas, por exemplo, o post de sexta-feira como dica cultural ou quarta feira destinada a responder dúvidas. Uma coisa que funciona é programar posts, deixar no rascunho, e quando você tiver sem tempo, coloca esses no ar para não deixar um "buraco" na sua programação. Para quem está começando agora, é bom que já tenha posts adiantados, já para os leitores comentarem e perceberem o seu perfil como blogueiro.

3) Divulgação: Nada de plágio! Se viu uma informação em outro blog que ache interessante, cite o nome da pessoa que escreveu. Não há nada mais deselegante do que não mencionar a origem de suas informações. Além disso, a pessoa que foi citada saberá que você respeita o trabalho dela e que não é o tipo de pessoa que simplesmente copia e cola. Um bom artifício para divulgar o seu blog é a criação de um Mídia Kit, contendo público alvo, estatísticas, perfil do leitor e o que tem a oferecer. Esse kit é bom para quem pretende que seu blog gere receita (lucratividade). Envie-o para as assessorias, setor de marketing das marcas de seu interesse.

4) Prestação de serviço: Ter compromisso com o leitor é fundamental, pois são as visualizações deles que indicam o quão bom seu blog está. Tente apresentar novos sites/blogs/marcas para quem lê. É uma forma de mostrar o quanto você se importa e compartilha novidades.

5) Parceria: Pode ser através de colaboração entre os blogs, entrevistas a outras blogueiras, empresas que cedam algo para sortear, desconto em produtos/serviços.

O dia a dia de um blog não é facil. Nem sempre estamos organizados e imprevistos aparecem. O importante é não perder o foco ao longo do tempo e que o blog seja uma ferramenta de lazer, apesar de muitos a usarem como trabalho. Quando você sentir que está escrevendo por escrever pare e reflita sobre sua real necessidade e se não está fazendo isso por "obrigação".

Tem mais alguma dúvida? Mãe Nuta* responde!

Quando estava elaborando esse post, achei que faltava algo. O tema "criar e manter um blog" é muito abrangente e não sei vocês, mas eu percebo na "blogolândia" muitas pessoas usando blogs de forma errada, comentando nos posts de maneira ofensiva, numa abordagem maçante e, muitas vezes, sem conteúdo. Querendo fazer a minha parte para mudar isso, convidei a Nuta para uma rápida conversa (três perguntinhas básicas) e o resultado você pode ler agora:

Carioquistas: Quais são as dúvidas mais frequentes que são enviadas a você e por que você acha que elas se repetem tanto se na internet podemos encontrar "de tudo". Isso não seria uma forma tendenciosa, mas que as pessoas não percebem, de você resolver o problema delas?

Mãe Nuta: Na verdade, o tipo de perguntas que mais recebo, são em relação a vida pessoal. Me perguntam coisas sobre virgindade, namoro, dúvidas sobre que profissão seguir... o que é natural, como disse na palestra, quando você é blogueira, seus leitores criam identificação com você, é criado um relacionamento de confiança e sua opinião tem credibilidade para eles. É verdade que você encontra tudo hoje em dia dando um google, mas somos humanos, e ter a opinião de alguém que você conhece, confia e admira será sempre a sua primeira opção.

Carioquistas: O aumento do número de blogs veio acompanhado do número de sorteios como forma de divulgação. Estes estão acontecendo de qualquer forma e são de qualquer coisa. Também percebemos agora os chamados "caça-prêmios". Essa estratégia para conseguir novos seguidores que, em muitos casos, não se importam com o conteúdo do blog não é prejudicial para a imagem geral do blogueiro?

Mãe Nuta: Sem dúvidas! Eu pessoalmente não apoio a idéia de sorteio como forma de conseguir novos leitores, acredito em sorteios como forma de mimar os seus existentes. Mas como sempre falo, cada blog está em busca de uma coisa e cada leitor também. Tem blogs para todos os gostos e leitores para todos os blogs. O blogueiro deve ter clareza sobre o que ele busca, qual público alvo dele e qual imagem ele quer construir para ele e para o blog.

Carioquistas: Baladas, convites para grandes eventos, presentes de marcas. Existem pessoas que pensam que blogueiro vive no glamour. Sabemos que não. Você poderia deixar um recado para aqueles que querem entrar para essa "vida" e dizer, de forma resumida, qual é a realidade do mundo dos blogs?

Mãe Nuta: A realidade é que tudo dá muito trabalho, e que você praticamente vive para aquilo. Você vai em uma festa ou evento, pensando na pauta que alquilo vai render, pensando nos contatos que vai fazer, procurando o máximo de informação possível para seus leitores. É muito diferente de ir em uma festa para se divertir. Escrever posts, responder emails, cuidar das redes sociais toma muito tempo e divulgar o site, toma dinheiro. Ou seja, se você entrar nessa por glamour, não dura nem um mês.


DESTAQUES:

Nuta Vasconcellos, sobre a sua participação:"Adorei poder conhecer leitoras do GWSmag e tirar dúvidas delas, pra mim foi o mais interessante. Sobre participar do Carioquistas, amei porque adorei a forma que você passa a notícia e adorei as perguntas também"

Quem assistiu achou que... Por Vanessa Ramos¹

Com segurança e super despojada, Nuta interagiu no workshop da moda de maneira triunfal! Deu dicas super caprichadas de como manter um blog sempre no auge! Eu amei!

¹ Vanessa é Personal Makeup. Saiba mais dela no Blog Maquiagem eh Tudo!!!

Imagens
: Modos da Moda, GWSmag

* Quem conhece a Nuta sabe que ela ama astrologia e tem até post sobre isso lá no GWSmag - Mãe Nuta traz a pessoa amada em uma twetada! =D


Beijocas da Agathinha!

Você também pode gostar desses!

8 comentários

  1. Adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Muito bom o texto!
    As observações!
    A entrevista!
    Perfeito!!
    bjo bjo

    @grazielepacheco

    ResponderExcluir
  2. Lindasss...amei tudo ..tirando eu na foto né??hahaha Super acabada..isso q dá querer aparecer! Beijos..amei

    ResponderExcluir
  3. Ai, Grazi, que bom q vc gostou ^^ O texto ficou bacana msm né?
    bjo bjo

    Nhai, Flávia, cadê sua cara de acabada? Não tô vendo, sua exagerada! rsrsrs
    bjks

    ResponderExcluir
  4. Nuta é LINDA! e talentosa e super competente! <3

    ResponderExcluir
  5. Meninas, esse post está tudo! Achei as informações super úteis! Me deu bastante assunto pra pensar!

    Parabéns pela cobertura!

    beijos, meninas =***

    Julie
    http://comeongirlz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gabi, eu super concordo c vc! A palestra dela foi incrível! Mts dicas!!!

    Julie, meu xuxu! fico mt feliz com isso. E que bom que foi útil para você ^^ Obrigada pelo carinho, viu?

    bjks

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images