Marketing de Moda - Semana especial Workshop - PARTE 5
sexta-feira, outubro 22, 2010Nessa sexta você vai conferir a palestra da Rita Avellar - Marketing de Moda - para o Workshop de moda do Portal Modos da Moda.
Formada em Design de Moda e Figurino, Rita trabalha na área de marketing e comunicação de moda. Atualmente é colunista do site Bolsa de Mulher e entrevistadora do Bolsa TV.
Rita dividiu sua palestra em dois momentos: O primeiro, um apanhado sobre marketing de moda e mais tarde falou um pouco sobre e-commerce.
Um dos P's do Marketing: Ponto de venda
Para manter clientes fiéis, é preciso um o bom ponto de venda. Esbanjando simpatia e entusiasmo, Rita começou sua fala nos mostrando o que serve para fazer a toda diferença quando se trata de comercialização da moda: a "praça", o lugar onde vendemos o produto. Uma má localização prejudica o potencial de mercado de uma empresa.
Trabalhar num ponto de venda estratégico é positivo para a criação de uma identidade, melhorando o relacionamento com o cliente, que se sentirá bem com a realização da compra e retornará, na expectativa de uma continuação do bom serviço prestado.
Para tal, a palestrante afirmou que é preciso investir em elementos de atração, a exemplo, decoração interna, banners, som ambiente, aromatização e vitrinismo, tema mais especificado a seguir.
Só estou olhando...
Quem não gosta de olhar vitrines em lojas e shoppings? Se tudo começou como um simples ato de expor seu produto na janela de seu estabelecimento, hoje o que temos são cenários, histórias e verdadeiras obras de arte expostas a uma vidraça de distância do comprador final. Uma mercadoria pode se tornar muito mais interessante, se o trabalho de vitrinismo for bem executado.
Uma vitrine tem a função de prometer algo. O produto inserido nela deve ser bem visto, para gerar identificação (tanto para o consumidor, quanto para a empresa - deve ser "a cara" da marca) e provocar desejo de consumo. A intenção é persuadir o consumidor a querer aquele produto/serviço para si. Logo, é conveniente chamar a atenção de quem passa em frente a loja.
A posição do manequim deve ser um diferencial, um ponto de identificação do observador. E a forma como os produtos se localizam dentro da vitrine precisam obedecer uma coerência, as peças precisam "conversar" entre si. Destaque para iluminação, limpeza e organização, que são primordiais nesse trabalho.
De acordo com Rita, é por meio da vitrine que a loja faz uma declaração do segmento de público que pretende atingir. Por isso, "deve comunicar uma única mensagem para consumidor alvo, a essência do empreendimento", finaliza.
E-commerce
Para o mundo dos negócios a Internet é um meio de comunicação excepcional na qual podemos realizar transações comerciais e financeiras em tempo real, veicular ações de propaganda e publicidade além de interação com os clientes.
O e-commerce ou comércio eletrônico, é a a forma que a empresa tradicional (patrimônio fixo) encontrou de se beneficiar dos serviços da Internet e ampliar seu mercado consumidor - até mesmo em nível internacional- , permitindo novas possibilidades de vendas em um rápido tempo e a um custo menor.
No Brasil, em termos de comercialização de roupas, o e–commerce ainda não é muito utilizado, pois há limitações quanto a forma de se vender roupa pela Internet, principalmente pela questão da padronagem. Outras desvantagens são a desconfiança do consumidor em relação ao produto/serviço prestado e custos com logística, que devem ser planejados pela empresa antes de iniciar um serviço on line. Apesar das limitações, temos alguns exemplos de lojas como a Renner, Marisa, Taco que se adequaram a esse mercado.
Na área da moda, a utilização do e-commerce contribui para uma melhor difusão da marca no mercado, serve de vitrine de exposição de seus produtos e é mais uma tentativa de fidelizar o cliente. Desde um blog, à ações no Twitter ou Facebook, até mesmo a um site interativo, a firma deve se preocupar com estabelecimento de sua diretriz organizacional (missão, visão, objetivos e metas). Esse conjunto de fatores estratégicos fará com que a integração da empresa com o seu ambiente (área de influência que ela atinge) seja eficiente.
DESTAQUES:
Rita Avellar, sobre a sua participação:"Achei a iniciativa da Sandra Moura, da Modos da Moda, genial! Reunir diferentes profissionais do mercado de moda para um workshop voltado a estudantes da área e iniciantes no setor, é dar aquele gostinho que o futuro profissional de moda precisa para se encontrar nesse mercado tão amplo, porém pouco divulgado que é o mercado de moda."
Quem assistiu achou que... Por Flavia Nicoletto*
A palestra da Rita achei muito interessante principalmente para as meninas que não possuem uma base no marketing e sim só na moda. Ela explicou do básico até a montagem de uma vitrine, foi super animada e com muitas informações. Pena que estava um pouco corrido mas, valeu muito!
* Flávia é formada em Publicidade e Propaganda e atualmente cursa Neuromarketing na ESPM. Saiba mais dela no Blog Marketing e Moda
Imagens: Modos da Moda, Flickr 1 e Flickr 2
Bom pessoal, quero lembrar que ainda faltam mais dois posts para fecharmos essa semana especial no blog e conto com a participação de vocês! Até segunda!
Beijocas da Agathinha!
4 comentários
Adorei! Aquelas gotinhas de sangue publicitário adormecidas desde a formatura da facul aparecem quando vejo trabalhos tão bem baseados na teoria e ao mesmo tempo demonstrados na prática.
ResponderExcluirAmei todos os posts/dias!!!
bjks
Mel
Olha... Agatha vc caprichou mesmo!!!! Parabéns... bjks, Vanessa
ResponderExcluiramiga! Adorei esse tema. Essa analise sobre o mkt (da ideia a venda) e do e-commerce ficaram mto boas. Parabens!
ResponderExcluirMel, Vanessa, Rê:
ResponderExcluirMUITO OBRIGADA pelo carinho! fico sté sem jeito (envergonhaaaaada...rsrs)Essa semana especial tem sido um sucesso!
bjks