Regionalização da Moda - Semana especial Workshop - PARTE 2

terça-feira, outubro 19, 2010

Dando continuidade a Semana Especial – Workshop Modos da Moda, vamos apresentar um pouco do que foi a palestra de Marta Feghali, Regionalização da Moda.

A Marta é Coordenadora do curso de Design de Moda da Universidade Veiga de Almeida. Professora e pesquisadora, ela nos salientou a importância da diversidade cultural brasileira e ações transversais da moda.

Made in Brazil

Será que um país cheio de belezas naturais como o nosso, rico de tradição e cultura, que desperta olhares de todos os lugares do planeta, em questão de moda para exportação, deve limitar-se a produzir produtos do tipo souvenir? A cartela de cores únicamente brasileiras deve restringir-se ao verde, amarelo, azul e branco? De fato, nossa bandeira que tanto se destaca entre as dos outros países é alvo de produtos, criações e re-criações.

Segundo Feghali, nosso país pode ir muito mais além:"Possuímos ousadia, o que permite mais estilo; expressão, que gera inspiração e o principal, temos originalidade." Os pontos positivos não param por aí. Nossa simpatia, habilidades com trabalho artesanal nos permite inúmeras possibilidades artísticas.

Busca pela identidade

No mercado da moda a economia brasileira tem a característica de ser líder em moda praia e ditar tendências para esse segmento a nível internacional. Fatores climáticos, a cordialidade e mansidão do povo brasileiro são algumas das características marcantes e que formam nossa identidade. Somos um país de moda leve, sensual e despojada. Os vários "Brasis" fornecem uma gama ilimitada de insumos (matéria prima) e especialização artesanal.

Diferenciação de produto

Em termos de artesanato, cada região trabalha com que a natureza oferece. Artesãos do Norte, bordadeiras do Centro Oeste, rendeiras do Nordeste, os habilidosos com o couro no Sul e tecelãos no Sudeste constróem um leque de possibilidades para um mercado latente e que, se trabalhados de forma correta, podem render bons frutos.

Estilistas e algumas marcas já perceberam o potencial desse nicho de mercado e através de cooperativas e Arranjos Produtivos Locais (empresas localizadas numa mesma região, que mantém um vínculo de cooperativismo entre si, especializando-se no(s) mesmo(s) produto(s), com objetivo de manter-se no mercado e concorrer lealmente), trabalham em parceria com trabalhadores a fim de atender um público cada vez mais exigente e específico. O resultado desta ação já pode ser vistas em desfiles, nos quais a moda brasileira (e sua regionalização) esbanja riqueza aos olhos do mundo.

A brasilidade nas marcas

Marcas como Osklen, Farm, Isabela Capetto, Ronaldo Fraga, Maria Bonita Extra, Amapô e Rosa Chá já usam de forma inteligente essa regionalidade brasileira, transformando-a em um trabalho rico de cultura e detalhes. Do rústico-chic ao tropical-oculto, o que vemos agora é um Brasil que é a "nossa cara", colorido, alegre e criativo, mas sem ser cliché.



DESTAQUES :


Marta Feghali, sobre a sua participação: "Não há no mundo inteiro um povo tão amigável, carinhoso e receptivo como o brasileiro. Em especial o carioca. O Rio de Janeiro é uma cidade feminina, cheia de curvas e sensual. Nosso potencial na moda é enorme e devemos explorá-la".
Quem assistiu achou que... Por Vanessa Ramos¹
O Workshop da Marta nos mostrou o poder de atuação dos produtos brasileiros mediante a grande concorrência internacional que atua nas pasarelas. Desta maneira ela nos mostrou os pontos altos das produções nacionais e como tirar proveito da nossa flora e fauna. Sensacional o incentivo a moda brasileira!

¹ Vanessa é Personal Makeup. Saiba mais dela no Blog Maquiagem eh Tudo!!!
Imagens: Modos da Moda, Oficina de Estilo, Farm, Moda Brasil


Beijocas da Agathinha!

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5 comentários

  1. Quem não entende nada de moda como eu pode sentir o nosso vasto potencial. É renda, é couro e a última que vi brilhando como "must have" é o croche! Quem de nós não tem peças super nacionais, lindas e nada cor de bandeira desses tipos?

    bjks
    Mel

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  2. Eu gostei muito da palestra da Marta, acho que fez abrir nossos olhos para algo que não percebemos por estarmos inseridos do meio, o Brasil é um país rico em diversidades e culturas, é lindo e cheio de oportunidades ainda para explorar na moda e tb outras áreas.

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  3. Oi !!
    Eu concordo com a Mel Salvi...tb não entendo nd de moda...mas a nossa variedade...è td de bom !é o que inspira tantos looks diversificados nos blogs que vemos por ai !
    Bjks da Déia

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  4. Outra coisa que a Marta disse foi que não precisamos buscar referências lá fora, já temos nossas inspirações aqui mesmo, entre cores, matéria prima e mão de obra.

    E mesmo pra não entende de moda, dá pra perceber o grande potencial que temos para atingirmos grandes parcelas no mercado. Afinal, é a nossa cultura, nossa tradição representada numa peça de roupa e isso é mt legal. Ter uma coisa que é a cara do Brasil, sem ser forçado.

    Obrigada meninas, pelos comentários =)

    bjks

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  5. Mandou ver agatha.... amei a materia e euzinha tbm... hahahahha

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