Vamos pensar em Sustentabilidade? – Um pouco sobre o Rio Moda Discute Internacional
terça-feira, agosto 28, 2012Crédito: Eduardo Magalhaes |
Na semana passada, dos dias 21 a 24, o Planetário da Gávea recebeu a primeira edição do Rio Moda Discute Internacional. O fórum, promovido pelo Instituto Rio Moda, se propôs a debater novas práticas de consumo, produção e criação de Moda com foco em sustentabilidade, estratégias de moda ética, entre outros.
A cada dia nos Talkshows que rolavam na cúpula passaram nomes de peso como: o estilista Ronaldo Fraga, a fundadora do Centro Moda Sustentável da London College of Fashion Dilys Williams, Nina Braga do Instituto E e Dário Caldas do Observatório de Sinais, só para citar alguns.
Acreditamos na iniciativa, na discussão e mais do que tudo na aplicação das práticas de sustentabilidade, não só na Moda mas no consumo em geral.
Vamos rever algumas frases marcantes? Bate-bola com os temas dos dias:
Criação em Moda Sustentável
“Falar de sustentabilidade na moda, é uma questão que causa estranhamento por parte da maioria, já que grande parte da sociedade possui uma visão muito simplista e reducionista a respeito da moda e do consumo. De fato a moda é mola propulsora do consumo, mas mesmo dentro dessa premissa, é possível continuar alimentando a indústria e mercado consumidor de forma ética, socialmente responsável e ambientalmente correta” – Lyliam Berlim, mediadora do Talkshow e curadora do evento.
"Luxo pode e deve ter a ver com atitudes nobres, aonde estética e ética caminham juntos. É preciso incorporar esses valores. É preciso substituir o luxo competitivo pelo luxo orgânico. No momento é preciso que se exijam políticas públicas que estimulem a sustentabilidade, pois ainda é muito caro produzir de uma maneira ambientalmente mais ética." – Nina Braga, do Instituto E.
Sobre a fala da Nina, o Carioquistas comenta: ainda é caro consumir tecidos ecologicamente corretos, ainda é caro vestir peças pensadas, elaboradas e construídas a partir de forma ambientalmente ética. Como fazer e agir de forma a não ser tão agressivo com a natureza se não posso ($$) comprar aquela peça de algodão orgânico? Vale a reflexão da maneira como consumimos a moda.
Agenda para Moda Sustentável
"Temos a visão de que a roupa sustentável é uma roupa meio hippie, tosca, mal feita. O sentido não é esse; é ser belo, sedutor. A linguagem de moda tem que estar presente. Há tanta informação equivocada por parte da mídia, até porque ela própria tem pouca informação a respeito da sustentabilidade e assim repassa informações equivocadas”, – Lyliam Berlim, mediadora do Talkshow e curadora do evento.
“As pessoas justamente não sabem mesmo o que significa algodão orgânico. É preciso então educar os consumidores”. – Pedro Ruffier, CEO da marca carioca Movin
Sobre Fast Fashion:
“Hoje existe o fast fashion, mas há pouco tempo atrás não era assim. Isso é uma tendência de comportamento, ou seja: as pessoas querem coisas rápidas, fugazes, que satisfaçam uma necessidade imediata. O que vem na contra corrente é o slow fashion”. [...]
E a futura escassez de recursos:
”O mundo caminha por uma questão de eficiência, e as pessoas começam a se dar conta de que os recursos vão acabar. Dessa forma, a sustentabilidade no futuro não será mais uma opção, mas sim uma obrigação, porque em algum momento essas fontes vão se esgotar”. – Beatriz Saldanha, estilista e empreendedora da Couro Vegetal da Amazônia.
Estratégias em Moda Ética
“O produto sustentável, por mais que falem que ele é mais caro, ele se torna mais barato quando é preciso investimento para reverter os danos ambientais causados pela indústria têxtil” – Romain Michel, responsável pela marca fraco-brasileira TUDO BOM
Comentamos o ponto que o Romain trouxe à discussão com os seguintes conceitos: o valor agregado do produto sustentável, a qualidade das peças e a aceitação pelos consumidores e sociedade.
Crédito: Eduardo Magalhaes |
Ecodesign
A sexta-feira foi o fechamento dos talkshows com a participação do estilista Ronaldo Fraga que falou sobre os novos caminhos da sustentabilidade na moda e ressaltou sua importância.
Fonte das aspas: Blog Instituto Rio Moda
bjs,
Rê Jardim
0 comentários