Produção de Moda - Semana especial Workshop - PARTE 1

segunda-feira, outubro 18, 2010

Começando a Semana Especial – Workshop Modos da Moda, temos a palestra Produção de Moda ministrada por Alice Autran.

Produtora, personal stylist, Alice Autran é uma figura de destaque na área da moda brasileira e internacional. Há 20 anos no mercado, já trabalhou como modelo e assinou editoriais em revistas estrangeiras. Atualmente se encontra à frente da coordenação de moda da Revista do Jornal O Globo.

Sua fala foi em um tom agradável, compartilhando um pouco com a gente sua rotina de trabalho. Teve como foco a observação, quais peças se destacavam nas mais variadas produções fotográficas. Podíamos ver algumas imagens do seu trabalho e a forma como ela criou “histórias” para elas. Cada foto, uma experiência. Cada editorial, um jeito novo de falar do mesmo tema.

Interação com o cenário

De nada adianta um bom fotógrafo, um bom modelo e um lugar perfeito se não há interação entre eles. O fato de Alice inventar histórias contribui muito para resultado final. Até mesmo quando a história não tem nada a ver com o ambiente (você imaginaria alguém usando peças luxuosas, saídas direto dos grandes desfiles, só para ir à feira?). O clima irreverente, característico da produtora, garante um trabalho único e digno de elogios. Não é uma receita a seguir, mas já ajuda muito.

Relação produtor - estilista

Ao exibir os ensaios Garota Dourada, realizado para a revista Yo Donna , revista feminina do jornal El Mundo e 5X Favela (para a revista O Globo), Alice nos mostra o quanto a relação produtor - estilista deve ser coesa. O profissional fica sujeito às exigências e/ou limitações de terceiros e algumas vezes o resultado final fica prejudicado. Além disso, um bom modelo facilita muito o trabalho da equipe de produção, logo a relação custo - benefício deve ser pensada afim de não ter surpresas desagradáveis posteriormente.

Quero começar. E agora?

Você que gosta e quer trabalhar nessa área, atenção, pois Alice Autran deu algumas dicas pra quem está iniciando carreira:

Responsabilidade: Acompanhada de força de vontade, disposição e bom senso. Vai tirar 6 fotos para um ensaio? Faça uma forcinha e aproveite toda equipe reunida para garantir uma ou duas a mais. Previna-se.

De olho nos blogs: Foi-se o tempo que um blog de moda com conteúdo não fosse valorizado. Visite-os, faça contatos, tenha o seu e divulgue seu trabalho. Um ponto pela forma de abordagem. Encontre seu estilo.

Equipe inicial: Quer apresentar uma peça/trabalho que você produziu e não sabe por onde começar? A amizade está aí pra isso. Reúna o amigo fotógrafo, a amiga “modelete”, monte looks interessantes, descubra um lugar legal e mãos à obra. O que você não pode é ficar parado!

DESTAQUES :

Alice Autran, sobre a sua participação: "Gosto muito de falar para os jovens, já fui professora fora do Brasil e gosto de falar sobre minhas experiências. Fico feliz que as pessoas gostaram, eu também gostei!".

Quem assistiu achou que... Por Diana Monteiro*:

Apaixonada por seu trabalho para o Jornal O Globo, não pude deixar de ouvir cada história e dica que Alice nos contou. Com uma palestra intimista, nos divertiu com inúmeras histórias interessantes e curiosas. Alice Autran conseguiu mostrar uma boa parte do que é o mundo da Produção de Moda, nos fazendo entender como o mecanismo funciona, com praticidade, criatividade, dinamismo e muita paciência. Valeu a pena ter conferido!


* Diana é jornalista, consultora de moda e pertence a equipe do Modalogia. Saiba mais um pouco dela no Maison da Di.


Imagens
: Modos da moda e Alice Autran


Bom pessoal, espero que tenham gostado da idéia de uma semana temática aqui no blog. Amanhã tem mais!

Beijocas da Agathinha!

Você também pode gostar desses!

5 comentários

  1. Adorei tudo! Inclusive o site da Diana (maison Di)
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia que ia amar!! (e lógico que fiquei lamentando não estar presente).
    Produção de moda para mim é um equilibrismo e admiro profundamente quem faz com tanta competência como a Alice.
    Parabéns!
    bjks
    Mel

    ResponderExcluir
  3. . Agatha queridonaaaaaaaa, vc está no "lok das amigas blogueiras", excepcionalmente na segunda-feira porque ontem o blogger foi muito mal comigo e com vc, risos:

    http://augusta-emagrecendo.blogspot.com/

    . beijinhos mil.

    . fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    Que bom que vc gostou! A semana toda teremos novidades, acompanha a gente!

    Mel, vc é uma queridona! A palestra da Alice foi maravilhosa! Não poderia deixar de contar pra vcs como foi =)

    Leila, bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer um pouco mais sobre o tema! Vou acompanhar a semana inteira amiga... Tô na ansiedade pelos próximos posts :)

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images