Círculo Cromático: Como compor looks com a ajuda das cores

quinta-feira, junho 02, 2016



Sempre busquei uma certa harmonia cromática ao me vestir e por preguiça investia meu tempo em visuais preto e branco. No entanto, não é difícil se vestir bem seguindo algumas dicas e regrinhas do Círculo Cromático.


Círculo Cromático

Tradicionalmente ele é representado como o próprio nome indica, por um círculo com 12 cores: três primárias, três secundárias (formadas pela mistura das primarias) e seis terciárias, criadas pelas misturas das primárias com as secundárias.

Ao realizar uma combinação de duas ou mais cores, consultar o círculo pode ajudar e muito a transformar o visual em um conjunto harmonioso. As cores estão organizadas em famílias e dentro de cada família você escolhe entre os diferentes tons. Confira abaixo as combinações mais usadas.

Escala de cor (Tom sobre tom)



A combinação de vários tons da mesma fatia do círculo pode trazer um visual longilíneo e elegante. Não é obrigatório fazer um degradê perfeito contanto que as cores sejam do mesmo grupo.


Cores Análogas


É a combinação de uma cor primária com as suas adjacentes. Apesar de haver um contraste a combinação fica interessante e alegre.


Cores Complementares



É a combinação de cores presentes em lados opostos do círculo cromático. Como cada face do círculo representa tons quentes e frios, pode-se considerar a combinação de um quente e um frio, que no fim se complementam.


Achou interessante? Tente aplicar e veja como o resultado é interessante. ;)

Você também pode gostar desses!

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images