Rose Quartz: Cor Pantone para o verão 2016

sexta-feira, setembro 11, 2015


Hoje, durante a New York Fashion Week, a Pantone divulgou a cartela de cores do verão de 2016. Cada cor foi selecionada teve uma razão bem psicológica de acordo com a diretora Executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman.

Segundo Leatrice, o fato da tecnologia ter se tornado tão esmagadora e full-time tem criado uma necessidade de cores reconfortantes e mais suaves para aliviar a rotina diária. A tecnologia desempenha um papel enorme na vida das pessoas. O ritmo frenético faz com que desejêssemos que o ritmo do mundo diminua ou pare para descermos. Ao mesmo tempo não podemos negar que as portas globais estão se abrindo.


A cor da estação é o Rose Quartz, um tom de rosa bem suave, e que segundo recomendação do Instituto pode ser adotado tanto por homens quanto por mulheres. Outros tons suaves fazem parte da cartela de cores da estação: Echo, Serenity, Snorkel Blue e Buttercup. Fechando o top 10 de tons, teremos ainda Aqua Limpet Shell, Lilac Gray, Fiesta (um vermelho quente), Iced Coffee e Green Flash.



Cartela de Cores Pantone 2016
A própria Pantone apresenta argumentos sobre a escolha de seus tons: a partir de pesquisa de mercado é possível compreender o inconsciente coletivo e identificar as principais tendências. Dentre as tendências de arte: a abstrata brilhante falou mais alto, com pintores como Picasso e Matisse tendo sua cartela de cores revisitada. Parece que teremos um contraponto de cores para a vida tão agitada e passaremos por um detox cromático na próxima estação.

Hoje, no trabalho, comentava sobre a cor Pantone do ano com a galera de Design e sua relação com o comportamento do consumo, sociedade, moda e design. As cores refletem o comportamento da sociedade e os acontecimentos pelos quais o mundo enfrenta ao longo das décadas.

Em 2013, no aniversário de 50 anos, a Pantone lançou um infográfico muito bacana explicando a transformação do mundo ao longo dos anos segundo a cartela de cores. Vale a pena conferir abaixo!



#FashionColorReport #PantoneColors #ColoroftheYear #Pantone2016

Fontes: WWD e Pantone

Você também pode gostar desses!

1 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images